Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A TRADIÇÃO,REGRAS DE COMO ESCOLHER SEU BUQUÊ!

ACERTE NA ESCOLHA DO BUQUÊ DE NOIVA

A escolha do buquê não é uma tarefa fácil, e é, portanto, uma escolha tão importante e cuidadosa quanto à escolha do vestido. Ela varia de acordo com a personalidade e gosto de cada um. O buquê deve transmitir todo sentimento, felicidade, emoção e realização da noiva.
Algumas noivas escolhem suas flores pela beleza, outras por superstição ou significado.
O clássico buquê de rosas vermelhas simboliza o amor, a paixão, o desejo e a admiração. Já as flores brancas são a mais bela tradução de paz,  pureza e inocência. Para as noivas mais arrojadas, flores amarelas para irradiar alegria e determinação. Tons de cor-de-rosa para expressar carinho, gentileza, simpatia e gratidão. Lírios simbolizam o próprio casamento, a pureza, a nobreza e a segurança. Girassóis emanam calor, glória, dignidade e força.
O horário do casamento também deve ser levado em conta. Casamentos nos períodos da manhã e tarde requerem um buquê menor, mais colorido,  feitos com flores do campo, alstroeméria, gloriosa e lisianto,  que simbolizam equilíbrio e ponderação. As tulipas, sinônimo de beleza e  prosperidade, assim como  lírios, orquídeas e rosas devem ser usados preferencialmente em  casamentos à noite para o que se  recomenda um buquê maior, com linhas mais robustas e audaciosas.
A escolha das flores revelará todos os sonhos  e desejos contidos na beleza do buquê.
Cada mulher, traz dentro de si uma expectativa e ela deve passar esta idéia ao profissional da floricultura, afinal,  a escolha das flores sempre cabe à noiva. O florista sim,  e não profissionais de outras áreas,  é quem deve orientar a nubente sobre espécies, variedades, formas, texturas e estilo.   O florista profissional ainda vai orientar sobre o jeito ideal e mais gracioso de  carregar ou segurar cada buquê.


  REGRAS FUNDAMENTAIS NA ESCOLHA DO BUQUÊ DE NOIVA

Algumas regras são indispensáveis na escolha do buquê de noiva.
Levar em consideração seu tipo físico e estilo de vestido escolhido.
Certificar-se com o florista sobre a disponibilidade flor desejada para o buquê na ocasião do seu casamento. Planeje sempre uma segunda opção.
As flores do buquê devem ser diferentes das flores utilizadas na decoração do casamento.
Evitar buquês muito grandes ou pesados. Pensar no lado prático.
O acabamento do buquê pode ser feito com fita ou com o próprio tecido da roupa da noiva, pedrarias, pérolas, etc. Entretanto, manter sempre aparente uma parte das hastes das flores. Quanto mais natural, melhor.
Escolher uma das flores do buquê para a “botouniere” do noivo.
O buquê da dama de honra deve ser obrigatoriamente diferente do buquê da noiva.
Pedir ao florista para entregar o buquê no máximo três horas antes do casamento. Caso haja necessidade do buquê ser entregue com muita antecedência, providenciar  para que os caules sejam submersos em água.
Evitar deixar o buquê em lugares quentes ou carros fechados.
Uma noiva pode escolher flores indicadas para buquês diurnos e usá-las na cerimônia noturna e   vice-versa, desde que tenha personalidade e o traje o o local escolhido parao enlace estejam em harmonia com a composição floral.  Mas em hora nenhuma deve utilizar flores  artificiais. Terços ou jóias de família podem ser utilizados como complemento de buquê.


  DE ONDE VEM A TRADIÇÃO DO BUQUÊ DE NOIVA?

Que mulher não sonhou com o dia do casamento, vestido e  buquê de noiva?
A tradição das noivas levarem um buquê no dia de seu casamento, assim como a ornamentação da festa com flores vêm desde a Grécia Antiga, onde os casamentos geralmente se realizavam na primavera, época do Agapanthus, flor nativa daquela região, cujo significado é Ágape - amor e , Panthus - flor, portanto, Flor do Amor. Por sua forma elegante e singela, os Agapanthus ainda são muito utilizados em decorações ou buquês. Variam do branco ao lilás intenso.
Flores e cores eram escolhidas pelos gregos por sua simbologia. Os gregos já utilizavam o branco para representar a pureza, o lilás a proteção.
Antes dos buquês florais, as noivas levavam buquês feitos com ervas e alho para afastar os maus espíritos e atrair boa sorte. As festas eram ornamentadas com Violetas que, segundo uma lenda grega, Zeus, após transformar sua amante em uma flor de Violeta, fez com que os campos se cobrissem desta delicada flor, simbolizando a fertilidade, o alimento e o perfume que ele tinha a oferecer a sua escolhida.

As flores utilizadas na decoração dos casamentos expressavam o anseio por uma união feliz e inteiramente desejosa.
Após a cerimônia, as noivas jogavam o buquê na direção das amigas ainda solteiras, com a crença de um casamento próximo para aquela que dentre todas, em animada disputa, conseguisse apanhar o buquê.

 TEXTO POR MÁRCIA CARAZZAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário