Pesquisar este blog

sábado, 25 de agosto de 2012

O maestro dos sonhos



Organizar o próprio casamento pode parecer uma missão muito divertida para quem acaba de ficar noiva. Mas, sem a experiência necessária, o que era para ser um sonho pode se tornar um pesadelo. Entra aí a figura do cerimonialista, responsável por tornar seu grande dia um momento inesquecível.
Visualize a cena: você acaba de ser pedida em casamento pelo homem dos seus sonhos e deve subir ao altar dentro de um ano, mais ou menos. Durante os próximos 12 meses, sua vida mudará radicalmente. Entre todos os aspectos práticos que um casamento exige – afinal, casar é bem mais do que só a festa -, você deve encontrar uma nova casa, montá-la, planejar a lua de mel, fazer todos os tratamentos estéticos que seu papel de noiva permite, cuidar do seu trabalho, enfim, levar a vida normalmente. Agora, acrescente a esta lista encontrar a casa de festas ideal, escolher o bufê, cuidar da decoração, confirmar convidados, visitar todos os fornecedores. Complicado, não?
Para facilitar a vida dos noivos, a figura do cerimonialista tem se tornado cada vez mais importante. Neimar Sinício, renomada estilista de noivas, compara o trabalho deste profissional ao de um regente: “O casamento é como uma orquestra onde, de certo modo, podemos ver no cerimonial um maestro”.
Mais do que isso, cabe ao cerimonialista compreender a personalidade casal, indicar profissionais adequados, representar o cliente, extraindo o melhor de cada fornecedor e construir o evento, dimensionando tempo, espaço e o orçamento disponível. A tarefa, nem sempre fácil, exige que cada um seja um pouco médico, advogado, arquiteto e até psicólogo daquelas que estão prestes a trocar as alianças.
Liliane do Valle Ciccozzi, dona do La Provence Buffet, também atribui ao cerimonial o papel de condutor: “Ele ajuda a somar, trazendo tranquilidade, segurança e organização ao evento. Deve ter a festa nas mãos para saber a hora de intervir se for necessário, adiantar um serviço para dar dinamismo, resolver o que precisar sem deixar transparecer para os contratantes e convidados, saber lidar com situações difíceis”.
E em eventos sem ensaio, situações difíceis e imprevistos não faltam. É a chuva que atrapalha, fornecedores que atrasam, quedas de energia, alianças que somem, e muito mais. Para esses momentos, é fundamental ter alguém com experiência para lidar com problemas, sem que a tensão afete o momento mais especial da vida da noiva.
Para encontrar um cerimonial que caiba no seu orçamento e no seu sonho não há outra forma senão pesquisar. Busque referências com amigas, em revistas, sites e outros veículos e não abra mão de uma conversa ao vivo. “Marquei reunião com vários profissionais para conversar sobre o trabalho e as atribuições do cerimonialista e dos noivos. O contato pessoal também é essencial para verificar se ele combina com seu estilo”, conta a noiva Maria Fernanda Borges. “Além disso, verifique se o profissional já trabalhou em eventos no local do seu casamento, se é bem conceituado no mercado, se tem experiência em coordenar eventos do porte que você pretende fazer”, aconselha ela. Esses cuidados serão de grande valia principalmente dias antes da festa, onde a atenção aos detalhes deve ser redobrada e o nervosismo dos noivos aumenta em igual proporção.
Fonte:  http://www.revistacasamento.com.br/portal/as-ultimas/o-maestro-dos-sonhos-bsb/

Nenhum comentário:

Postar um comentário