Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

Antes do Casamento


Algumas histórias, simpatias e superstições sobre os momentos que antecedem a cerimonia do casamento.




  • A despedida de solteiro:

Todos os noivos programam uma “despedida de solteiro”. Parece uma “modernice” mas fiquem sabendo que não o é! Não inventámos nada. As despedidas de solteiro originaram-se pelos soldados Espartanos. Eles despediam-se dos seus dias de solteiros com festas estonteantes. Eis um argumento a apresentar á vossa cara-metade quando lhe falarem em despedida de solteiro, e virem um sobrolho a franzir!...

  • O noivo não pode ver a noiva com o vestido antes da cerimonia do casamento:

Quase todos os povos têm esta tradição milenar. Vem-nos esta dos tempos primitivos, em que ninguém podia ver a noiva antes de ela pertencer ao grupo das mulheres casadas.
Em alguns países árabes (especialmente entre os muçulmanos) o casamento é literalmente celebrado pelos homens, seja pelo pai da noiva (que espera em outra sala) e o seu pretendente e futuro marido. Somente depois é que a noiva e o futuro marido se encontram. A tradição também ensina que o homem não pode tocar em nada que pertença á noiva, a não ser objetos de vidro e ouro, para não quebrar o encanto do matrimonio.

  • Ao sair de casa:

Tanto o noivo como a noiva, devem sair de casa com o pé direito. Na véspera do casamento, os noivos não devem dormir sob o mesmo teto. Dá azar. Para quem já vive junto antes do grande dia, fica complicado! 
Antes de sair para a cerimónia a noiva deve dar o último ponto no vestido.



  • O casamento - A cerimonia -  A festa:

Se actualmente os pais dizem que os seus “filhos se casam” nem sempre foi assim. Antigamente, no período do reino do sistema patriarcal “os pais casavam os filhos”, e davam-lhes casa, propriamente dito, cedendo á nova família uma parte de suas propriedades, casa e terras. Daí o “casar”, dar casa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário