Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

A importância da musica em um evento


Esta matéria eu escrevi de acordo com trechos que achei em vários sites e blogs para provar que não existe "Festão" sem musica de qualidade e porque contratar um DJ profissional é muito melhor do que passar esta missão para aquele seu "amigo que toca".  


Pode estar tudo lindo e maravilhoso, a decoração perfeita, o buffet delicioso, etc. mas se a musica o DJ for ruim as pessoas comem e vão embora. Agora se estiver tudo quase lindo e maravilhoso e a musica for muito muito muito boa todos vão dançar e se divertir até amanhecer e sua festa será lembrada por todos pra sempre.
A musica é a alma da festa


Se quiser ter a certeza de que a sua festa será um sucesso, não restam dúvidas: a música é a alma da festa. Se o orçamento for superior à estimativa, não hesite. Procure o melhor DJ, pois terá a garantia de que ninguém se esquecerá do seu casamento. Se a pista estiver sempre cheia, com os convidados dançando horas a fio, se acabando descalços, com os pés doloridos e estafados, então sim, o DJ foi bem escolhido.


Para encontrar o melhor DJ observe alguns passos de ordem prática poderão ser úteis: peça indicação de amigos que fizeram festa recentemente, pesquise na internet e solicite orçamentos (1 ano de antecedência no máximo e 6 meses no minimo).




Ao longo do almoço ou jantar, deverá haver uma música de fundo suave, que permita aos convidados conversarem à vontade. A festa começa a animar e a música toma, normalmente, o ritmo de dança. Você deve ter algum cuidado na seleção das músicas, assegurando que todos possam dançar. É muito importante que a música seja versátil e adaptada às várias idades.  Qualquer que seja o repertório escolhido é necessário conter músicas de todos os tipos: lentas e agitadas, modernas e antigas; pois deverá satisfazer diferentes gostos, estilos e idades. 


Quanto melhor for o DJ mais vasto será o seu repertório de músicas. Atualmente, os DJ’s têm um leque de escolha variado e adaptado aos diferentes estilos e épocas (mais heavy, mais comercial, mais alternativa, etc). Se você ou algum convidado tiver preferência por um estilo de música, basta pedir. O DJ esta sempre atento, para alternar a música conforme a reação dos convidados, evitando que a pista fique vazia. Se isso acontecer,  o DJ rapidamente troca a música, até perceber o estilo que os convidados mais gostam. 


A abertura do baile (depois da valsa) não deverá começar com músicas muito agitadas. O ideal é começar por um estilo mais clássico, dando oportunidade aos mais velhos de dançarem também. Pouco a pouco e à medida que estes vão saindo da pista, a música poderá começar a acelerar ao ritmo dos mais jovens. É o momento de pularem para a pista.


É necessário testar o espaço e analisar se tem ou não condições de comportar um Dj. Se há espaço disponível para colocar os equipamentos referentes à qualidade do som, equipamentos de iluminação, se há possibilidade de colocar alto-falantes e se tem tomadas disponíveis, por exemplo.

Por maior que seja o repertório musical de uma banda, não será nunca tão vasto como a música de um DJ. Uma banda ao vivo precisa fazer pequenas paradas e descansar entre as músicas, o que poderá ser um corte na animação e na dança. Alguns convidados, depois de parar, poderão não voltar a dançar. Por fim, é necessário contar com o preço de uma banda, obviamente mais caro do que um DJ, pois são necessárias mais pessoas trabalhando.




O preço de um DJ varia conforme o equipamento, as horas de trabalho, a localização do evento e o dia escolhido (os fins-de-semana são sempre mais caros). O preço da banda varia de acordo com o número de músicos, a quantidade de horas e, claro, época do ano.
Quando o assunto é festa, seja ela casamento, 15 anos ou formatura, o som e a iluminação são itens essenciais nos eventos. É importante conhecer o serviço do profissional através de videos de eventos ja realizados e de fotos de seus equipamentos, antes de fechar negocio marque uma reunião (no local do evento mesmo) para saber mais sobre o serviço, ouvir um pouco do repertório indicado pelo DJ e definir o que melhor se encaixa na sua festa.

Para que o som seja agradável aos ouvidos o DJ deve trabalhar com equipamentos de marcas conhecidas.  Assim acontesse também com a iluminação. Mesmo sem conhecer os tipos de equipamentos, compare fotos, pesquise na internet quais as melhores marcas e converse com os profissionais. Questione! Muitas empresas não possuem equipamentos profissionais e  modernos. Mas cobram como se utilizassem.

Um DJ profissional tem equipamentos reserva, um técnico especializado para resolver qualquer tipo de imprevisto, recibo e contrato formalizado, garantindo tudo o que for combinado

Um DJ profissional tem o feeling para reconhecer os diferentes momentos que ocorrem durante a festa,  experiencia para tocar a musica certa no momento certo e consequentemente fazer com que seus convidados tenham momentos de alegria descontração e diversão . Alguns  DJs mandam muito bem na hora do baile mas não tem a mínima noção do que tocar durante o jantar ou almoço e a recepção. Outro detalhe, a animação e a recreação são responsabilidade de outros profissionais e não uma tarefa do DJ.

Um DJ profissional tem um repertório amplo de musicas que inclui todos os gêneros, estilos, cantores, anos, etc para você poder escolher o que melhor se adapta a sua festa. É normal e recomendável que o contratante faça uma lista  com suas musicas preferidas. Um DJ que não é profissional tem um repertório musical vasto que só agrada a ele próprio.

Não leve em conta apenas o valor cobrado mas todo o conjunto de itens envolvidos. Organização, aparência, experiencia, simpatia, apresentação, etc. O mais caro nem sempre é o melhor e o barato pode sair caro.

Contrato é a garantia que você e a empresa terão para que tudo saia como planejado. Ele deve conter tudo o que foi cominado, como: horário de inicio do evento, local, duração, equipamentos, responsabilidades, etc.

Para uma melhor harmonia no evento é necessário que seja passado um cronograma com o momento de cada etapa da festa para o DJ, assim ele saberá a hora exata de soltar a musica escolhida para casa ocasião. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário