Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

Como escolher e contratar um DJ para casamento

Como escolher e contratar um DJ para casamento



Alguns detalhes sobre o serviço dos DJs e o que é realmente importante saber e ver antes de contratar o serviço.

A festa de casamento é a parte "relax" de todo o processo que às vezes envolve até dois anos entre a preparação, escolha dos locais, roupas, etc.

Este momento (a festa) não deve merecer uma atenção menor do que o restante dos itens da cerimônia, pois é o momento que os noivos terão para liberar toda a energia e emoção acumuladas durante a cerimônia e todo o período antecedente.
Há casais que optam por bandas, pois preferem a música ao vivo. Outros dão preferência ao que chamamos de música mecânica ou som mecânico, produzido através de Cds, ou sistemas de emulação em MP3, MP4 (formato digital de música e vídeo). É aí que entra o DJ, ou Deejay que é a pessoa responsável por colocar a música certa no momento certo, fazer a animação da pista, passar recados para os noivos, etc.


Ao contratar um DJ, é importante levar em consideração alguns pontos como:
- repertório;
- apresentação (vestimentas, organização, etc);
- dicção;
- equipamentos que serão utilizados na festa;
- pessoal (auxiliares/ajudantes
).


A melhor maneira de se contratar um DJ é através de indicações de pessoas de confiança. Ao efetuar um primeiro contato, os itens a verificar são:
- O profissional possui a data disponível?
- Posso escolher o repertorio de minha festa?
- Qual o valor do cachê, quantas horas para este valor?

- Se os profissionais tem contrato e recibo?


Vale lembrar que uma reunião no local da festa é uma maneira de conhecer melhor o profissional e repassar a ele um maior número de informações que serão de grande valia na data do evento.
Um DJ normalmente tem um repertório bem vasto, girando em torno de 20 a 40 mil títulos, nos mais variados estilos. Alguns usam CDs; outros já estão se modernizando, utilizando computadores com programas avançadíssimos (nosso caso), que simulam as famosas pick-ups (toca-discos) e conseguem armazenar algo em torno de 100.000 títulos.

Portanto, cabe aos noivos numa reunião com o profissional, levar uma lista de estilos musicais que não podem faltar na festa, bem como nomes de bandas e cantores. Desta forma, fica bem mais fácil para o DJ visualizar o estilo do casal e tocar músicas que agradem aos noivos e convidados.


E O PAGAMENTO?


O valor é muito relativo ao serviço que está sendo oferecido (som, luz, imagem e/ou luz cênica), equipamentos, repertório, duração do evento, etc. Isso varia de profissional para profissional, porém tudo é negociável. Normalmente os DJs investem muitos recursos na compra de raridades e lançamentos, e na manutenção de seus equipamentos que, em sua grande maioria, é muito cara. Há profissionais que dão descontos para pagamento à vista, outros já valorizam o pagamento parcelado. Procure um bom custo x benefício sem desvalorizar o serviço a ser contratado: lembre-se que o DJ é o grande responsável pelo sucesso ou fracasso da festa, então, procure dar a ele o mesmo valor que dá à decoração, ao vestido da noiva, ao terno do noivo, a qualidade da comida servida pelo buffet, etc.

A forma de visualizar o serviço que será oferecido, os equipamentos utilizados é por site, blog e/ou paginas na internet. Não é comum nem recomendado  ir até a casa do DJ pois os equipamentos estarão desmontados e guardados, sem falar no fator segurança.  Os DJs não divulgam seu endereço residencial pois o valor em equipamentos é muito elevado. Pela internet você poderá ver vídeos e fotos, o que lhe será muito útil na hora da escolha do profissional. Um DJ ter ou não empresa aberta não modifica a qualidade dos serviços contratados.


A maioria dos prestadores de serviços para casamentos determina que deve ser pago um sinal na assinatura do contrato e o restante até a data do evento, o que não costuma ser diferente com o DJ. Mais um motivo para iniciar a busca cedo. Se o casamento será daqui a um ano, comece já a fazer as cotações, pois isso facilita a negociação.


ANTECEDÊNCIA DE CONTRATAÇÃO
Via de regra, os bons profissionais de eventos indicam iniciar o planejamento do casamento com, pelo menos, 1 ano de antecedência, tempo suficiente para todo o planejamento financeiro que o seu casamento inspira. Imagine que serão contratados, pelo menos, 10 a 15 serviços diferentes. Assim, procure contratar primordialmente serviços essenciais, como Igreja, salão para a festa, buffet, decoração, cerimonial e Música (Banda ou DJ), pois via de regra são os maiores investimentos que o evento inspira. Posteriormente, vestuário, transporte para o evento (limusine, etc…), bem-casados, etc…, que não apresentam grandes oscilações nos valores. Ainda assim, procure não deixar nada para a última hora, pois, em função da proximidade, algumas empresas acabam supervalorizando o produto e o seu bolso é que acaba padecendo.
 

FONTE:   DJ Antonio Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário